Laços que transformam: entenda como a família é essencial para as nossas vidas com Elias Matogrosso

By Kalpon Arris 223 Views
4 Min Read
Elias Matogrosso

Nossa família exerce um papel muito importante na construção de nossas vidas e na nossa conexão com o mundo. Nesse sentido, como explica Elias Matogrosso, conhecido como cowboy do Brasil, a família é a base e o alicerce para a construção de seres humanos melhores, principalmente na sociedade atual, onde o individualismo da vida acaba nos roubando a noção de família. Continue a leitura deste artigo para entender mais sobre o assunto. 

O que é família? 

O conceito de família pode ser entendido biologicamente, socialmente e juridicamente. No entanto, segundo Elias Matogrosso, a família é um grupo de pessoas que desempenham um papel central na vida de outros seres humanos. A composição familiar pode variar conforme a cultura e o tempo, porém, esse grupo de pessoas é geralmente formado por: pais, filhos, parentes, relacionamento afetivo e funções sociais. 

A importância da família em nossas vidas 

Muito além de um conceito, a família desempenha um papel muito importante em nossas vidas, sendo reconhecida como as instituições mais importantes em qualquer cultura e sociedade. É por meio da família que obtemos suporte emocional, socialização, segurança, proteção, identidade e noção de pertencimento, além de rede de apoio, estabilidade emocional e desenvolvimento emocional. 

Como comenta o apresentador de TV e locutor de rádio, Elias Matogrosso, a sua família exerceu um papel muito importante em sua vida, especificamente na transmissão de tradições, cultura e relações de apoio a longo prazo. Diante disso, é evidente que é fundamental manter boas práticas de relações familiares para o bem-estar emocional, social e psicológico das pessoas. 

Entenda como a família nos ajuda na construção de identidade 

Além de tudo, como elucida Elias Matogrosso, a família é fundamental para formação de nossa identidade, pensando nos valores que adquirimos e na forma com que nos relacionamos com os outros indivíduos ao longo de nossa existência. Olhando para crianças e jovens, o ambiente familiar é muito significativo, pois é ali que esse ser humano em formação pode se conectar consigo mesmo e construir a sua própria noção de identidade de forma segura, na grande maioria dos casos. 

Por fim, podemos observar que a família exerce um papel fundamental para a construção de identidade, transmissão cultural e desenvolvimento emocional. Dessa maneira, lembre-se de, mesmo na correria da vida, sempre ter um tempo agradável e de qualidade em família para manter as tradições, e o bem-estar emocional e psicológico fundamentais para nossa existência em sociedade. 

Em resumo, como destaca Elias Matogrosso, a família é muito importante para as nossas vidas e contribui significativamente para aquilo que escolhemos ser e também para as práticas que adotamos com as pessoas ao nosso redor. Assim, muito mais do que um conceito, a família é o caminho pelo qual iniciamos a nossa trajetória no mundo.

Share this Article
Leave a comment