Entenda mais sobre o conceito de Locus de Controle

By Kalpon Arris 178 Views
5 Min Read
Nuno Canhão Bernardes Goncalves Coelho

De acordo com o empresário Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, os conceitos de felicidade e procura pela satisfação são explorados não apenas por diversos pesquisadores, como também pela grande maioria das pessoas que procura se sentir mais feliz ao longo da vida.

Dentro destes temas, um conceito de Locus de Controle foi desenvolvido por Rotter (1966), um psicólogo norte–americano, que sugere que os indivíduos percebem eventos como sendo controlados por fatores internos (Locus de Control Interno) ou externos (Locus de Control Externo). A partir disso, de acordo com o engenheiro Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, a compreensão dessas perspectivas torna-se um ponto de partida crucial para explorar sua aplicação no contexto do empreendedorismo e do mundo dos negócios, que pode ser altamente afetado pela absorção destes conceitos. 

A contribuição de Julian Rotter para o empreendedorismo

A teoria de Rotter propõe que indivíduos com Locus de Control Interno tendem a acreditar que suas ações influenciam diretamente os resultados, enquanto aqueles com Locus de Control Externo atribuem a causa dos eventos a fatores externos, como sorte, acaso ou destino.

Assim, ao se falar de empreendedorismo, segundo afirma o diretor Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, compreender onde os empreendedores se situam nesse espectro de causalidade dos eventos é um fator crucial para entender sua abordagem diante dos desafios e oportunidades que surgem na administração de um novo negócio.

Locus de Controle e Social Learning Theory no viés profissional

Conforme afirma Albert Bandura em sua publicação “A Social Learning Theory” (1977), sua teoria oferece uma perspectiva adicional sobre o conceito de Locus de Controle, uma vez que ela destaca a influência do ambiente social na formação de crenças e comportamentos.

Ao integrar esse conceito ao contexto empreendedor, pode-se concluir que a observação e interação com outros empreendedores podem moldar as crenças do indivíduo sobre o controle em suas atividades, além de que o direcionamento e a intensidade do Locus de Controle podem influenciar significativamente os resultados obtidos nos negócios, de maneira que esses resultados muitas vezes estão associados à abordagens com maiores ambições, aumento do desempenho e da motivação para a carreira profissional.

A Autodeterminação na Teoria do Locus de Control

Conforme explica Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, a Self Determination Theory (Teoria da Autodeterminação) também se relaciona ao Locus de Controle. Desenvolvida através de estudos realizados nos anos 70, essa teoria explora as motivações intrínsecas e extrínsecas que impulsionam o comportamento e o desenvolvimento humano, de maneira que muitas vezes, quando a motivação intrínseca não é suficiente, é necessário recorrer a incentivos externos. Esses incentivos podem ser identificação com os motivos; introjeção, que é quando a autoimagem e autoestima dependem dos resultados a serem obtidos; e regulação externa, um fator que baseia-se nas recompensas a serem obtidas.

No empreendedorismo, entender como a autodeterminação influencia a busca de metas e a resiliência diante de desafios é essencial para criar estratégias de apoio à pessoa empreendedora, de maneira que ela possuirá fatores muito mais motivadores e capacitores para o cumprimento dos objetivos.

Em síntese, é possível perceber o quanto os conceitos de Locus de Controle, aprendizagem social e autodeterminação podem ser altamente valiosos para o cumprimento de muitos objetivos, principalmente no âmbito dos negócios. Ao desvendar essas conexões, explica o conselheiro  Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, é possível abrir portas para estratégias mais eficazes de apoio ao empreendedorismo, reconhecendo a diversidade de mentalidades dentro desse ecossistema dinâmico.

Fontes

MACIEL, C.O; CAMARGO, C. Lócus de Controle, comportamento empreendedor e desempenho de pequenas empresas. 2010. RAM. Revista de Administração Mackenzie.

ROBSON, David. Teoria da autodeterminação: por que autoconhecimento é a melhor ferramenta para encontrar motivação. BBC News Brasil, 2023, disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-64167752

Share this Article
Leave a comment